Este método é da autoria de Osbom, que viveu nos anos 30. Foi muito utilizado por ele e pelos seus seguidores e também nos Estados Unidos da América, principalmente nas relações humanas e publicidade. De entre outros métodos a técnica de brainstorming propõe um grupo de 2 a 10 pessoas, que se reúnem e utilizam os seus diferentes pensamentos e ideias para chegarem a um consenso eficaz e com qualidade, dando origem a ideias inovadoras para concretizarem um projecto. Convém que as pessoas envolvidas sejam de sectores diferentes e tenham competências dispares para que as suas diferentes experiências possam colaborar com a multiplicidade de ideias que surgem ao longo do processo de discussões e sugestões.
Nenhuma ideia é considerada absurda ou errada. Todas são ouvidas e trazidas ao processo brainwrite que se constitui na compilação e anotação das ideias ocorridas no processo de brainstoring até à solução efectiva.
Quando são necessárias respostas rápidas a questões relativamente simples, o brainstorming é uma das técnicas mais populares e eficazes.
Esta técnica vem sendo difundida e inserida em áreas como: Educação, negócios, informática, internet e outras situações mais técnicas.
Brainstorming ou “Tempestade Cerebral”, é mais que uma dinâmica de grupo é uma actividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou grupo, com objectivos predefinidos.
Existem várias definições:
Linus Pauling, refere: “Se queres avançar para o infinito, explora o finito em todas as suas direcções”
Para atingir os objectivos pré-definidos é importante que haja um clima de confiança e de liberdade total e que nenhum paricipante tenha receio de avançar com uma opinião.
Um brainstorming poderia incluir um concurso de ideias disparatadas.
O líder duma reunião que utilize este método deverá criar um ambiente de liberdade, em que o humor e a boa disposição predominem (Van Gundy, 1984)
Sem comentários:
Enviar um comentário