Stress Ocupacional
O termo stress surgiu no âmbito da medicina e Psicologia. Selye em 1930, definiu stress como a reacção do organismo a uma situação ameaçadora ou opressiva. Fez a distinção entre o “stressor” como causa externa e stress como a reacção do corpo humano. Os engenheiros consideram stress a causa e strain, o resultado. Esta confusão no uso dos termos levou ao comentário popular “sentir-se stressado”.
Reacções Psicológicas
Em 1978, Selye descobriu que stress era o resultado de uma cadeia de reacções de mecanismos neuro endócrinos iniciada por uma excitação no cérebro posterior, seguido pelo aumento de secreção de horonas da glândula adrenal, especialmente de adrenalina e neuroadrenalina conhecidas como as “Hormonas do desempenho”,porque mantêm o organismo em estado de alerta. Estas hormonas também chamadas de “Catecolaminas” encontram-se na urina e são um meio para determinar o stress. O aumento da estimulação na formação reticular é acompanhada de um aumento da frequência cardíaca e da pressão sanguínea, assim como um aumento dos níveis de açúcar e metabolismo. Esta reacção é chamada de “ergotróica aos mecanismos básicos da reacção do stress . Reflecte uma intensificação da prontidão para a defesa da vida, incluindo luta, fuga e outras realizações físicas. Selye também observou que este estado emocional resulta da sensação de estar a ser ameaçado e era responsável pelos efeitos do stress. Situações de stress prolongadas ou recorrentes podem ser prejudiciais
à saúde, pela indução de problemas funcionais, essencialmente em problemas nos sistemas gastro intestinais ou cardiovasculares. São pertubações picossomáticas que a longo prazo se podem tornar em doença orgânica.
Problemas de Saúde
As formas mais comuns são distúrbios gastrointestinais, que podem ocasionar úlceras gástricas ou duodenais. Selye explicou estes efeitos adversos na saúde são provocados por uma má adaptação do organismo ao stress
O stress é sempre prejudicial?
O tress faz parte da vida. Como dizia Paracelsus, um médico do início do século XVI, disse que a dose, determina se um componente é tóxico ou não. O mesmo é verdadeiro para o stress. Esta palavra foi usada para todo o tipo de pressão que é exercida sobre as pessoas.
STRESS OCUPACIONAL
Estado emocional segundo Selye, é a resposta inespecífica do corpo a qualquer pedido. Para ele, a resposta ao stress seria sempre a mesma qualquer que fosse a natureza da causa.
O estado emocional que resulta da discrepância entre o nível de dificuldade e a habilidade da pessoa em lidar com a questão. É um fenómeno subjectivo e existe no reconhecimento das pessoas a respeito da sua incapacidade de lidar com as dificuldades das situações de trabalho. Uma situação stressante pode tornar-se uma experiência emocional negativa, que pode estar associada a sensações de ansiedade, tensão, depressão, raiva, fadiga, falta de iniciativa.
AJUSTE ENTRE PESSOA E MEIO AMBIENTE
A ideia é que o grau de ajuste entre as características das pessoas e o ambiente pode determinar o bem estar dos trabalhadores. Inclui o ambiente social e o ambiente físico.
Existem autores que distinguem o ajuste entre as necessidades das pessoas e a sua satisfação com base no ambiente de trabalho.
STRESSORES NO AMBIENTE DE TRABALHO
As seguintes condições podem tornar-se stressores no ambiente de trabalho.
Controle do trabalho, participação da pessoa na sua própria rotina. A falta de controle pode originar stress emocional e fisiológico.
Suporte social , significa a assistência dos supervisores e colegas.
Sofrimento no trabalho relacionado com o conteúdo e carga de trabalho.
A tarefa e a exigência de desempenho.
Segurança no trabalho, hoje em dia quer dizer garantia de emprego.
Responsabilidade pela vida e bem estar. Parece que os trabalhos que exigem grande responsabilidade estão associados á predisposição de úlcera péptica e tensão arterial alta. Parece que isto acontece quando a quantidade de responsabilidade excede a capacidade da pessoa.
Problemas do ambiente físico, ruído, iluminação, clima, ambientes de trabalho pequenos, fechados ou muito populosos.
Complexidade, trabalho repetitivo e monótono.
MEDIÇÃO
A medição é o estado psicológico do indivíduo. Um primeiro passo é perguntar à pessoa as suas experiências emocionais individuais em relação ao trabalho.
LEVANTAMENTO COM QUESTIONÀRIO
Os questionários são baseados sobre as condições de trabalho stressores potênciais à saúde e bem estar dos trabalhadores. Satisfação no trabalho e estados de humor.
Um método popular de avaliar o critério de uma resposta psicológica é o uso de checlist de Mackay et Al (1978), faz a distinção entre stress e incitação.Ex . depois de um trabalho prolongado, repetitivo e monótono, os trabalhadores têm aumento de stress e reduções de incitação.
Outra abordagem é a dos questionários Psico sociais que avaliam percepções e sentimentos, sobre a situação de trabalho: satisfação, percepção, carga, ritmo, oportunidades de carreira,ambiente organizacional e outros.
Muitos cientistas combinam o uso de questionários com medições de parâmetros fisiológicos de stress.
Stress entre operadores de computadores
Os trabalhos de computador tornam-se monótonos e repetitivos. Vieram rentabilizar o trabalho.
Há indivíduos que não gostam das novas tecnologias, mas por putro lado há outros que se divertem.
Pensa-se que os problemas psicológicos apareceram no início do aparecimento dos computadores.
PESQUISA FRANCESA
Os ergonomistas ELIAS e CAIL (1983), observaram aumento de incidência de sintomas de gastrointestinais, ansiedade, irritação e perturbações de sono.
PESQUISA AMERICANA
Smith e Al (1980,19881), fizeram dois estudos em que os operadores de computadores e os sujeitos de controle estavam sujeitos a a stressores psico sociais. Concluíram que pode ser um fator importante para o stress ocupacional e problemas de saúde.
A a maior parte das pesquisas psicossociais demonstraram:
Não existirem sintomas de stress excessivo.
Há alguns, cujo trabalho é monótono, repetitivo e fragmentado, têm stressores psico sociais, com baixa satisfação do trabalho, mudança de humor, problemas psicossomáticos e fisiológicos.
Conclusão: não é o trabalho de computador, mas a estrutura pobre de algumas tarefas que pode levar a essa circunstância.
Um pouco de stress aumenta a aspiração, motivação e melhoria das capacidades para alcançar as dificuldades. A sob utilização das capacidades leva ao tédio e descontentamento. È necessário o individuo saber lidar com elas.
Sem comentários:
Enviar um comentário