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segunda-feira, 21 de junho de 2010

Métodos e Técnicas

Métodos

Método em PEDAGOGIA, é um processo geral de ensino de uma dada disciplina. E ainda:
- O método pedagógico é um processo de ensino que pretende de modo consciente proceder para alcançar objectivos pré defenidos.
- É uma aplicação concertada de um conjunto de técnicas e procedimentos .
- è um conjunto coerente de acções intencionais com o objectivo de desenvolver nos outros capacidades e habilidades r também modificar atitudes e comportamentos.
- visa ordenar meios para obter determinados fins.
Os métodos são de nominados de: Expositivos (tudo é explicado teoricamente); Interrogativo (explica e vai interrogando ), Demonstrativo (explica expondo exemplos práticos); Activos (é uma mistura de todos).
A eficiência dos métoodos pedagógicos dependem de:
- Actividades
- Referências e conhecimentos adquiridos
- Motivação
Actividades - aprende-se mais, quanto maior for a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos. Formador e formandos têm de ter um papel activo.
Conhecimentos Adquiridos – O formador deve ter em conta os conhecimentos dos participantes. Deve dialogar, investigar, confrontar as suas opiniões com as dos outros e produzir trabalhos.
Motivação – o formador deve realçar as necessidades/motivações dos formandos, porque só consegue atingir o seu objectivo quem tem desejo de aprender.
Na escolha de métodos é necessário dois requesitos: Compatibilidade e Variedade e Opção.


Técnicas Pedagógicas

Técnica é uma acção reflectida e metódica do formador.
Metódica se põe em prática de forma ordenada um ou mais princípios estabelecidos cientifico ou empiricamente.
Reflectida se resulta da reflexão e de uma escolha
Devem ser considerados os seguintes pontos
- Estimular a participação
- Criar um clima psicológico favorável
- Regular a participação
– Dirigir a actividade do grupo
- Resolução conflitos
- Resumir as conclusões
As técnicas ajudam a desenvolver esses pontos, as técnicas comuns, a solução de problemas e levam ao empeb nhamento de todos.
As Técnicas mais usadas:
1- PHILIPS 6/6 – pretende aproveitar ao máximo a eficácia do grupo,
é aplicado a grandes grupos (35 a 60).
2 - Dividem-se em sub-grupos de 6,
3 - não se conhecem,
4 - é concedido no máximo de 6 minutos de discussão.
5 – Cada subgrupo elewge um relator, que elaborará uma síntese das opiniões expressas por todos os participantes.
6 – O debate dos pontos de vista trazidos pelo relator será orientado pelo formador num tempo determinado.
7 – Após este debate haverá nova reunião de subgrupos
8 – Em seguida haverá uma reunião de relatores, até chegarem a um acordo conjunto de conjunto

SIMULAÇÃO
É a reconstituição de uma situação concretasegundo um modelo. Os objectivos são: Suscitar reaclões perante a situação, testar capacidades e provocar a reflexão, reacções ou a sua ausência, atitudes...

JOGO DE PAPEIS ou DRAMATIZAÇÃO
Consiste em colocar várias pessoas em cena para discutirem o seu ponto de vista. Tem como objectivos consciencializar os participantes dos diferentes papeis sociais existentes. Desenvolver capacidades de compreensão e adaptação e preparar os participantes para situações que possam surgir.
ESTUDOS DE CASOS ( MÉTODO DE HARVARD)
Foi criada na Universidade de Harvard e o “caso” é uma situação concreta da vida real que precisa de resolução ou decisão. Deve ser da competência dos participantes. Os objectivos são o criticar dodos, opiniões e hipóteses, o contacto com a realidade ce as novas perspectivas na apreciação de problemas e tomadas de decisão.
IN-BASKET
O formador fornece um cojunto de documentos, semelhantes ao que poria num cesto de basket, sobre a secretária. Num curto espaço de tempo devem ser resolvidos os problemas dos documentos. No fim em plenário discutem-se problemas e soluções propostas.

BRAINSTORMING (tempestade mental)
O objectivo é criativo e tende levar o grupo a produzir de forma intensiva ideias novas e originais. Ao grupo pode ser pedido IDEIAS NOVAS ou QUANTIDADES mais do que QUALIDADE. No final faz-se listagem de todas as ideias individuais e de grupo e sellecionam-se as mais originais.

DISCUSSÃO (em painel)
É a discussão de especialistas de determinados assuntos e de grupos não especialistas, embora possuam conceitos básicos que permitam intervir. Não é a formação que está ao serviço das técnicas mas estas ao serviço da formação.

GRUPO DE VERBALIZAÇÃO
Neste técnicas existem dois grupos. Um forma um círculo e discute um tema. O outro grupo coloca-se em volta para observar se os conceitos estão a ser bem entregues.


TÉCNICAS DAS PERGUNTAS
Perguntas Gerais, feita à turma toda
Pergunta Dirigida , feita a um determinado aluno
Pergunta Reversa, pedir resposta ao aluno que fez a pergunta
Pergunta Redistribuída, repete-se a pergunta feita a outro aluno ou à classe.

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