Segundo o conhecido sociólogo Domenico de Masi, o tempo livre cresce em todo o mundo e de uma forma extraordinária.
Esta nova sociedade passou a exigir cada vez mais nos poucos postos de trabalho que irá criar, algo como a inovação, que depende da criatividade.
O que vemos na actualidade é que a escola de hoje só se preocupa com o trabalho educando apenas para um 1/7 de vida e nada para esse enorme tempo livre.
Segundo este sociólogoé que neste quadro irreversível ninguém se preocupa em preparar os alunos para escolher um filme adequado á sua idade, um livro, viver bem com os amigos e outras pessoas, gerir a família, ser um bom cidadão, isto porque segundo o modelo americano a que estamos presos, só é feliz se trabalhar bem.
É este paradoxo que já vem matando a família, as relações de amizade com as pessoas e até de países.
Daí a importância que passa a ter hoje em dia a educação das crianças para uma sociedade de ócio, de criatividade e de empreendorismo.
A criatividade é uma qualidade própria do ser humano.
Um dos grandes entraves é a burocrtacia.
Criatividade e Burocracia são duas coisas irreconciliáveis.
Nas escolas de hoje continuam a ensinar os mesmos valores industriais e que são contra producentes numa sociedade pós-industrial.
Os valores emergentes seriam então o valor intelectual seguido pela criatividade.
Criatividade, é um dos máximos valores nesta época em que vivemos, que o que mais consome são as ideias. As ideias que surgem normalmente durante o ócio, daí o nome de ócio criativo, que na verdade não é ócio.
É no ócio que aparecem novas ideias, novas visões para as nossas vidas e países
O ócio criativo é a única alternativa para criar ideias geniais, por isso através desta actividade que se consegue aprendizagem, trabalho e alegria.
Na sociedade industrial 1º estudava-se, para ir trabalhar e outra para o lazer (quando o corpo já não tinha disposição).
Hoje o que deve ser feito é unir estas três coisas realizando-as ao mesmo tempo.
A escola deve neste contexto ter a capacidade de transmitir aos jovens como resolver os problemas e as necessidades pós-industriais: CRIATIVIDADE e BOM HUMOR.
http:www.hottopos.com/mirand13/elian2.htm
Esta nova sociedade passou a exigir cada vez mais nos poucos postos de trabalho que irá criar, algo como a inovação, que depende da criatividade.
O que vemos na actualidade é que a escola de hoje só se preocupa com o trabalho educando apenas para um 1/7 de vida e nada para esse enorme tempo livre.
Segundo este sociólogoé que neste quadro irreversível ninguém se preocupa em preparar os alunos para escolher um filme adequado á sua idade, um livro, viver bem com os amigos e outras pessoas, gerir a família, ser um bom cidadão, isto porque segundo o modelo americano a que estamos presos, só é feliz se trabalhar bem.
É este paradoxo que já vem matando a família, as relações de amizade com as pessoas e até de países.
Daí a importância que passa a ter hoje em dia a educação das crianças para uma sociedade de ócio, de criatividade e de empreendorismo.
A criatividade é uma qualidade própria do ser humano.
Um dos grandes entraves é a burocrtacia.
Criatividade e Burocracia são duas coisas irreconciliáveis.
Nas escolas de hoje continuam a ensinar os mesmos valores industriais e que são contra producentes numa sociedade pós-industrial.
Os valores emergentes seriam então o valor intelectual seguido pela criatividade.
Criatividade, é um dos máximos valores nesta época em que vivemos, que o que mais consome são as ideias. As ideias que surgem normalmente durante o ócio, daí o nome de ócio criativo, que na verdade não é ócio.
É no ócio que aparecem novas ideias, novas visões para as nossas vidas e países
O ócio criativo é a única alternativa para criar ideias geniais, por isso através desta actividade que se consegue aprendizagem, trabalho e alegria.
Na sociedade industrial 1º estudava-se, para ir trabalhar e outra para o lazer (quando o corpo já não tinha disposição).
Hoje o que deve ser feito é unir estas três coisas realizando-as ao mesmo tempo.
A escola deve neste contexto ter a capacidade de transmitir aos jovens como resolver os problemas e as necessidades pós-industriais: CRIATIVIDADE e BOM HUMOR.
http:www.hottopos.com/mirand13/elian2.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário