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quarta-feira, 16 de março de 2011

O Educador Sócio-profissional e as suas funções

Conceito de Educador Social


Por Educador Social entende-se uma pessoa, que depois de uma formação específica, favorece, mediante métodos e técnicas pedagógicas, psicológicas e sociais, o desenvolvimento pessoal, a maturação social e a autonomia de pessoas jovens ou adultas, inserção social de pessoas portadoras de deficiência, ou em grupos de risco.

O Educador Social partilha com essas pessoas as diferentes situações espontâneas ou provocadas pela vida quotidiana, seja dentro das Instituições Residenciais ou de serviços, seja no meio natural de vida através da acção contínua e conjunta e entre a pessoa e o ambiente.

O Educador assume uma responsabilidade de ordem preventiva e interventiva. São profissionais que realizam uma tarefa educativa e reeducativa através da convivência diária e de métodos pedagógicos fora da educação formal.

O Educador Social é um profissional que intervém na acção social com a finalidade de modificar determinadas situações pessoais e sociais por meio de estratégias e recursos educativos.



Âmbitos de Intervenção do Educador Social


Os âmbitos de intervenção, também se podem denominar por espaços profissionais.

Existem 3 grandes âmbitos da Educação Social em Espanha:


1. Animação Sóciocultural – centra-se na dinamização individual e/ou de grupos e, a sua finalidade será conseguir a participação e promover a autonomia dos mesmos, normalmente tida como ocupação de tempos livres. Os destinatários da sua acção podem ser pessoas com ou sem necessidades básicas;


2. Educação Permanente – a sua acção orienta-se para pessoas adultas que apresentam diferentes problemáticas e necessidades formativas, laborais-profissionais e participação na vida social, cultural, política e/ou económica.


3. Educador Especializado – o trabalho socioeducativo está dirigido principalmente para pessoas com dificuldades físicas, psíquicas e sociais, à justiça juvenil, inserção social de pessoas excluídas, deficientes…



Funções a realizar pelo Educador Social


As funções a realizar pelo Educador Social estão estruturadas de diversas formas. Assim, Martinez Sanchez considera as seguintes:

 Funções de base: conjunto de actividades de cuidados básicos, tais como higiene , alimentação, vestuário, protecção…

 Função normativa: tem haver com a regulamentação de uma série de regras e valores.

 Função de autoridade: exercício de um poder delegado pelo qual respeita as regras e protege as crianças e jovens contra os seus próprios impulsos.

 Função de ajuda: através da qual o Educador escuta, protege, atenua, valoriza, facilita a comunicação, elimina tensões.

 Funções de identificação e apoio: o Educador ajuda em aspectos relacionados com o trabalho escolar, cultura e os tempos livres das crianças, proporcionando informação e vias de acesso à aprendizagem.


As funções a desempenhar pelo Educador Social podem agrupar-se em:


 Funções de Coordenação: de uma equipa de educadores, de grupos juvenis, de actividades e programas.

 Funções de Monitorização: de adolescentes com baixo rendimento escolar, de crianças adoptadas, protecção e reforma de outras pessoas e grupos.

 Funções de articulação: recursos para o bairro, cidade, país

 Funções de Processamento: comportamento inadequado, problemas específicos e de casos individuais e/ou grupo.


A partir de uma demanda social e cultural, o Educador Social está preparado para:

• Utilizar correcta e adequadamente os componentes do processo de comunicação, argumentação e negociação.

• Desenvolver, por iniciativa própria, a capacidade de análise, explicação da própria condição sociocultural.

• Potenciar as estratégias necessárias para saber situar-se no tempo e no espaço, tanto na dimensão pessoal como grupal.

• Desenvolver o sentido critico para facilitar os processos de selecção e escolha das ofertas actuais.

• Elaborar propostas culturais adequadas a cada pessoa

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